Para quem acabou de abrir o próprio negócio, a primeira preocupação é
com a forma de atrair os primeiros clientes. Para Brad Sugar, consultor
do portal Entrepreneur,
empreendedores precisam “comprar” clientes, e não conquistá-los. Como
assim? Se você abordar a questão a partir dessa perspectiva, fica mais
fácil definir quanto e onde você vai utilizar os recursos disponíveis
para promover a sua empresa e atrair os primeiros compradores. Isso
acontece especialmente no caso dos startups, que geralmente têm
recursos limitados para investir em estratégias de marketing. Ele
sugere a seguir quatro maneiras simples de “comprar” os primeiros
clientes:
1-Publicidade. A chave para uma publicidade
bem-sucedida é gerar prospecções promissoras em troca do dinheiro que
você investiu. Para fazer isso, você deve enviar uma mensagem que não só
alcance o seu público-alvo, mas mostre também o valor que o seu produto
oferece. Se TV ou rádio parecem fora do alcance do seu orçamento
(apesar de que algumas estações locais de rádio oferecem opções de
anúncio e patrocínio mais econômicas), jornais e internet são os meios
mais eficientes para atrair os primeiros clientes. Procure publicações e
websites que circulem entre o seu público-alvo. No caso da internet,
estabeleça primeiro sua presença na rede, e depois procure os canais
mais eficientes para chegar ao público que deseja.
2-Network e referências. Essas duas estratégias
funcionam muito bem para fazer contato com os consumidores que possuem
as maiores taxas de retenção. Clientes que são referidos por outras
empresas ou outros clientes tendem a comprar mais e tornarem-se fontes
adicionais de referências. Para encontrar referências, pense em como
seria o seu cliente ideal. Assim, você pode comunicar aos outros na sua
rede de contatos que tipo de consumidor você está procurando, e adaptar
seus produtos ou serviços para que possam satisfazer as necessidades
desse cliente. Peça referências também aos seus clientes satisfeitos.
3- Faça parcerias. Outra maneira de aproveitar
recursos disponíveis são as parcerias com outras empesas de ramos
diferentes, mas com o mesmo público-alvo. Acordos entre um salão de
beleza, por exemplo, e uma loja de bijuterias, ou um restaurante e um
estacionamento. Você pode oferecer cupons de desconto em troca de
anúncios nos e-mails marketing de outra empresa, por exemplo, ou
oferecer comissões para outros negócios que tragam clientes para a sua
empresa.
4- Alianças estratégicas. Você pode levar essa
parceria para outro nível e formar uma aliança estratégica. Enquanto uma
parceria pode ser uma relação de curto prazo ou pontual, as alianças
estratégicas podem durar por anos. Por exemplo, um webdesigner e uma
agência de publicidade podem referir um ao outro aos clientes-alvo, que,
possivelmente, vão estar interessados nos dois serviços. As alianças
estratégicas funcionam muito bem para a geração de vendas em longo
prazo.
Fonte; Blog da Caixa
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