O primeiro e mais barato meio para a divulgação de um produto é o infalível boca a boca. Para ele surtir efeito, o produto/negócio precisa falar por si, vender-se sozinho. Depois de esgotar o potencial da comunicação interpessoal, o empresário pode investir em meios de comunicação de massa. Com eles, a empresa atinge um número maior de pessoas e/ou empresas e marca presença mercadológica em várias praças simultaneamente.
As opções pra investimento em marketing e meios de comunicação de massa se dividem em:
1) Mídia eletrônica - TV, rádio, internet e cinema. São meios usados para construir a imagem da empresa e atingir uma grande quantidade de pessoas. Vantagens e desvantagens de algumas delas:
TV
- Vantagens:
Meio audiovisual de grande impacto, elevada eficácia e custo de contato muito baixo, demonstração do produto, cobertura em nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população, flexibilidade, além de resultados rápidos em termos de cobertura e impacto.
- Desvantagens:
O tempo de vida de um spot televisivo é curto elevados custos de produção, planejamento de longo prazo dificuldade em alcançar um alvo muito específico.
Rádio
- Vantagens:
Custo por contato muito baixo, prazos curtos de produção, rápida concretização do planejamento, permite segmentar o público-alvo, elevados índices de repetição e exploração musical. Além disso, é um excelente meio no que diz respeito ao contato direto com o público.
- Desvantagens:
Fraca demonstração e identificação com o produto, e ainda proporciona níveis de cobertura muitos baixos, sendo que os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada.
Internet
- Vantagens:
Possibilidade de segmentação em nível comportamental e comunicação interativa, e rápida evolução em se tratando de penetração no público-alvo.
- Desvantagens:
Ausência de dados rigorosos e mais detalhados sobre os clientes em potencial.
Cinema
- Vantagens:
Meio de grande impacto, com proximidade da possibilidade do consumo, e a possibilidade de presença não tradicional e predisposição favorável do alvo.
- Desvantagens:
Fraco nível de penetração com relação a diferentes camadas sociais.
2) Mídia impressa - São os jornais, as revistas e os outdoors. Com exceção do outdoor, jornais e revistas contam com um maior envolvimento do leitor.
Jornais e revistas
- Vantagens:
Possibilidade de cobertura em nível nacional, maior tempo de exposição, flexibilidade em termos de regionalização, possibilitando a segmentação e variedade de formatos e localizações. Os meios permitem ainda utilizar o receptor como veículo informativo e não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
- Desvantagens:
Custos elevados, maior diversificação de suportes selecionados, para garantir um mínimo de cobertura; elevado custo por contato, eobriga um planejamento de longo prazo, devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica, como, por exemplo, baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.
Outdoor
- Vantagens:
Elevados níveis de repetição, excelente meio de lembrança da comunicação utilizada em outros meios, flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma, como cartazes, painéis rotativos, zepelins, etc.
- Desvantagens:
Elevados custos de produção, exige um planejamento de longo prazo, devido às necessidades técnicas de produção. Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
3) Marketing direto - Pode ser feito por meio de mala direta (catálogos, folhetos, fôlderes, cartas, etc.), TV direta, jornais e revistas dirigidos, telemarketing, banco de dados.
- Vantagens:
Possibilidade de contato direto, pró-ativo e personalizado com o público-alvo; elevada possibilidade de segmentação do alvo a ser atingindo. A eficácia nos resultados obtidos é conseguida por meio da utilização de técnicas específicas de comunicação.
- Desvantagens:
Escolha limitada dos alvos a serem atingidos, condicionamentos técnicos de produção obrigam um planejamento de longo prazo e grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.
4) Assessoria de imprensa - Desperta o interesse dos veículos de comunicação sobre os produtos e/ou serviços da empresa. Entretanto, é preciso alcançar um maior grau de maturidade em marketing. Não é um meio prioritário para a pequena empresa.
5) Relações públicas - O contato estreito com a comunidade local desperta simpatia para com sua empresa, por meio de iniciativas como patrocínios para times de futebol, quermesses, etc.
6) Promoção de vendas - Degustação, amostras, estandes em feiras, concursos, sorteios, brindes, faixas, adesivos, ímãs de geladeira, encartes, Displays. As promoções são ações de curto prazo, por isso precisam ser feitas constantemente para ter a imagem de sua empresa reconhecida no mercado. No entanto, atenção para a legislação em vigor. Existem lugares onde toda e qualquer propaganda é vetada. Consulte um advogado e verificar os lugares que permitem a realização de propaganda.
Fonte: Sebrae
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