quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Inovação é diferencial das empresas no mercado

Levantamento do Sebrae na Paraíba aponta que, das empresas que participaram do Sebraetec no ano passado, em média 35 investiram em soluções tecnológicas ou de inovação, por mês. Voltado para micro e pequenos negócios que desejam melhorar a lucratividade por meio da inovação, o programa da instituição atendeu mais de 400 empreendimentos paraibanos em 2011.

Segundo dados do Sebrae no estado, mais de 40% das empresas utilizaram o aperfeiçoamento em processo ou produto como solução de inovação. A informatização e a criação de uma página na internet também estão entre as principais soluções encontradas, sendo escolhidas por 14% dos empresários. Investimento em design, na produção mais limpa e no alimento seguro são outras das soluções preferidas dos empreendedores.

Apesar de muitos empresários estarem atentos à importância da inovação, ainda há uma grande parcela que não vê nessa ferramenta um diferencial de competitividade. “Na verdade, muitos acham que implantar uma inovação é caro ou difícil. Queremos desmitificar isso e mostrar que inovar é fácil, é preciso apenas sistematização e prática”, ressaltou Cláudio Soares, gestor do projeto Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae na Paraíba. O ALI é outro programa do Sebrae que incentiva a inovação nas empresas.

Ao contar a trajetória de sua rede de lanchonetes em João Pessoa, o empresário Jonson Lustosa relata como a inovação pode levar ao sucesso. Quando abriu a primeira loja, em 2004, ele descobriu que diversificando os produtos e investindo na identidade visual da empresa atenderia melhor seus clientes. Hoje, tem três lojas e sua marca já é bem conhecida no mercado. “A inovação é responsável pela permanência de uma empresa no mercado. É inovando com criatividade que o empresário consegue manter uma carteira de clientes por muito tempo”, destaca. A empresa de Jonson recebeu consultoria do ALI em  2010 e 2011. Também no ano passado, foi atendida pelo Sebraetec. Para o empresário, o programa o ajudou na criação de embalagens e na nova comunicação visual.

Segundo Cláudio Soares, para se tornar inovador e competitivo é preciso estar aberto a novas ideias. A inovação pode estar ligada a mudanças simples, como o design da loja ou do produto, à sua organização, à forma de gestão e até mesmo saber ouvir o cliente e o funcionário. “É muito importante criar um ambiente favorável entre os colaboradores e incentivá-los a também criarem soluções. Cada funcionário pode ser um potencial inovador na empresa”, destaca. A forma de inovação que a empresa  adotará vai depender do seu perfil, seu segmento ou posicionamento no mercado. “As ideias podem surgir dentro da empresa ou então pode ser preciso uma estratégia de marketing. É necessário conhecer as oportunidade e saber qual é a melhor para sua empresa”, completa o gestor do Sebrae.



Fonte: Agência Sebrae de Notícias - ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário