sábado, 3 de março de 2012

Como lidar com seus atrasos?


Você já deve ter passado por uma situação assim: um cliente aparece com um pedido enorme – seja mercadoria ou serviço – em um prazo minúsculo. Você sabe que é praticamente impossível dar conta de tudo em tão pouco tempo. O certo seria recusar. Mas o dinheiro é bom, e você aceita. É nessa hora que os problemas começam. Em vez de encontrar um meio de fazer o problema desaparecer, muitos empreendedores gastam a mesma energia para justificar o atraso e inventar desculpas. Veja sete dicas para ajudar você a lidar com prazos estourados.
Para não atrasar mais:
1 – Antes de qualquer coisa, o empreendedor precisa saber que atrasos não são algo a ser aceito como algo natural. Eles só devem acontecer quando realmente existe um motivo plausível, forte e verdadeiro. Nunca o atraso pode acontecer por descuido, descaso, ou por falta de planejamento ou organização.
2 – Para conseguir um eventual adiamento de prazos com um cliente, é preciso antes criar na sua empresa uma política de cumprimento rigoroso nos prazos de entrega. Essa exigência vai ajudar você na hora de negociar e de, eventualmente, atrasar.
3 – O primeiro passo que você pode dar para não estourar um prazo é montar um bom projeto, bem planejado e detalhado. Como um roteiro, ele vai nortear e ajudar a você não se perder nas longas jornadas de trabalho. E se mesmo com todo esse cuidado você precisar de uma elasticidade nos prazos, esse projeto pode ser um bom argumento para convencer o cliente da necessidade de mais tempo.
4 – Use a cabeça e trabalhe sempre com prazos realistas. Isso é fundamental e nunca deve ser omitido do cliente. Quando você decidir ceder a expectativas irreais do cliente, deixe claro quais seriam as datas ideais.
5 – Quando for fazer um novo cronograma, é necessário prestar atenção nessa programação, ser detalhado e apresentar tudo ao cliente. Ele não pode ficar com a sensação de insegurança de que tudo possa atrasar de novo.
6 – Se você for organizado sempre e cumprir prazos, você também poderá cobrar isso dos seus clientes. A organização torna, além do mais, sua empresa mais lucrativa.
7 – Mantenha a calma se algo der errado. Atrasos acontecem, mas não podem virar uma coisa normal. Lembre-se de que seu atraso com um cliente vai fazer com que ele também não cumpra prazos com os dele. Por isso, ele vai ficar estressado, e é preciso ter compreensão.
Fonte; Saia do Lugar

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