segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para reunião de Negócios


Uma das formas mais eficientes de se conquistar um cliente é em uma reunião de negócios. Seu produto pode ser ótimo, seus serviços, excelentes – mas é o contato frente a frente que cativa o cliente e faz com que ele deposite ou não confiança na sua empresa. A maneira como você se comporta em uma reunião pode ser fundamental para o seu negócio ser esmagado ou alavancado. Por isso, é importante que você avalie friamente como você está se saindo nas suas reuniões. Há pessoas que são naturalmente talentosas para se apresentar em público, mas a boa comunicação também pode ser aprendida. Veja oito dicas para se expressar melhor em reuniões de negócios. Elas são da consultora de discursos norte-americana Susane Gaddis. Confira.
Mantenha um tom otimista
Não critique. Foque no valor existente nas ideias dos outros. Estudos feitos pela Universidade de Michigan revelam que observações positivas em reuniões de negócios podem contribuir para o sucesso das empresas. Meça a proporção entre os comentários positivos e aqueles que têm a intenção de criticar em vez de apoiar.

Fale com o grupo todo
Não exclua ninguém da conversa. Quando for falar com um grupo, olhe e fale com todos. Quando alguém lhe fizer uma pergunta, responda se dirigindo ao grupo e não apenas à pessoa que fez a pergunta. Faça todos se sentirem incluídos na conversa.

Tome a iniciativa e incentive os comentários
Tenha sempre em mente que você não é apenas um participante da reunião. Seja um facilitador. Pergunte às pessoas o que elas acham. Incentive os comentários. Isso só não melhora a reunião, mas pode ampliar as suas observações.

Siga o ritmo da reunião
Para criar uma situação confortável, de modo que todos se sintam à vontade, você precisa ter uma comunicação consistente. Se a maioria do grupo estiver fazendo observações breves, faça o mesmo. Se o tom for baixo, siga o mesmo caminho. O objetivo não é copiar os outros, e sim contribuir com o ritmo da reunião. Isso gera trocas de ideias mais produtivas e eficientes.

Não roube todo o tempo
Não faça discursos longos. Passe sua informação com detalhes, mas não estenda muito a sua mensagem a ponto de perder a atenção dos outros. Tenha equilíbrio na conversa. Se todos falarem pouco, tente falar pouco também.

Controle os clichês e as perguntas vazias
Seja o mais claro possível. Não use frases de efeito já gastas, pois isso estraga a sua mensagem. Também não faça perguntas vazias, pois a conversa não vai avançar.

Quando for necessário, converse depois
Não arraste os discursos com temas que podem ser tratados em outro momento. Se você achar que algo merece mais discussões, espere para tratar desses detalhes em outra ocasião. Volte ao assunto após a reunião pessoalmente com a pessoa que fez determinadas perguntas.

Preste atenção ao seu corpo
A linguagem corporal é responsável pela maior parte das informações que transmitimos aos outros. As palavras são, evidentemente, importantes, mas gestos, posturas e olhares transmitem muito mais. Em outras palavras, faça com que seu corpo confirme as suas palavras. Se fizer uma afirmação positiva, mostre aprovação balançando a cabeça. Mantenha sempre contato visual com quem está falando. Demonstre interesse e envolvimento na discussão com gestos, como fazer anotações.

Fonte; Pensando Grande

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